quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uma aprendizagem

            Passei os últimos dias dando uma olhada nos blogs de algumas meninas incriveis. Vi cada pessoa que escreve tão bem, que tem gostos tão parecidos com os meus. É até um pouco incomodo. Como eu posso ser tão sozinha, tão solitária se existem tantas pessoas como eu?! Eu não tenho amigos, ou amiga! Melhor amiga é um conceito que não sei o que é desde o meu Ensino Médio, e isso já faz quase seis anos. Como é que pode, eu, com meus vinte e dois anos, a idade que voce descobre seus amigos pra vida toda, aqueles que você pode contar 'pra o que der e vier'. Mas não comigo, eu não tenho aquela pessoa com quem contar, tenho ótimos colegas de trabalho que acho que talvez quem sabe eu possa considera-los quase amigos, ou amigos mesmo. Mas e a melhor amiga(o)? Aquela pessoa que você pode ligar a qualquer momento para contar coisas do dia. Ou pra tirar duvida. Ou falar besteira. Aquela pessoa que lê a sua mente, que sabe quando você tá mal e não quer falar nada. Eu sinto falta disso, mais do que qualquer coisa, eu queria um amigo. 
            Engraçado que muita gente reclama por não ter um amor, que quer porque quer ter um namorado, marido, seilaoque. Eu não tenho ninguem, não gosto de ninguem no momento e acho isso um alivio tremendo! Sem dor de cabeça, sem dor de coração. Mas não ter um melhor amigo, dói. É muito ruim mesmo.
            Eu achava que tinha melhores amigas, mesmo nunca as vendo, ou quando via nunca conversando sobre nada. Mas eram minhas amigas desde o Ensino Fundamental, crescemos juntas, achava que era pra sempre. Até o dia que meu irmão faleceu e ao invés de irem me ver, ou irem no funeral, elas foram pra onde? Pra uma festa. Yay, grandes amigas. 
            Enquanto você pede um amor que seja lindo, alto, bonito e sensual. Que tenha bons modos, bom gosto. Seja inteligente, não seja ciumento, e a lista vai aumentando. Pra mim, mais do que tudo, eu quero um amigo, alguem que me entenda e queira minha amizade, nada mais.



"Faz de conta que ela fechasse os olhos e os seres amados surgissem quando abrisse os olhos úmidos da gratidão mais límpida, faz de conta que tudo o que tinha não era de faz-de-conta, faz de conta que se descontraíra o peito e a luz dourada a guiava pela floresta de açudes e tranqüilidade, faz de conta que ela não era lunar, faz de conta que ela não estava chorando."

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres - Clarice Lispector

20 comentários:

  1. Eu te entendo Litle Blue

    Por muito tempo senti um vazio tão desconcertante e grande que me sufocava. Essa falta dessa pessoa com quem podemos contar é tão devastadora.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana!

      E esse vazio passou? Espero que sim! Assim como espero que o meu passe também!

      Muito obrigada pela visita!

      Beijos

      Excluir
  2. Como eu sei o que é isso, e como dói, dorzinha aguda e insistente no peito.
    Também sinto falta de ter com quem contar, sabe?!
    Não estás sozinha nessa.
    Amei teu cantinho.

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntas na dor, já é alguma coisa, né?!
      Espero que tudo melhore pra gente, logo!!

      Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá querida, bom dia!
    Fiquei feliz com sua
    presença em meu blog!

    Eu entendi seu post, eu sei
    o quanto é importante e bom ter
    amigos, pessoas que se importam
    com a gente e que podemos contar!
    Mas encontrar essas pessoas é mais
    que ter um bocado de sorte, eu acredito
    que nossas amizades estão ligadas
    a nós de alguma maneira e depois de se encontrar,
    dificil é a separação.

    Eu tambem acredito que nossos pais
    são nossos melhores amigos, e neles
    podemos confiar de olhos fechados!

    Minha querida, não fique só, procure
    conhecer novas pessoas, seus melhores
    amigos tambem estão angustiados por
    não terem te conhecido ainda.
    E quando encontra-los voce vai saber,
    por que a gente sente!!

    Beijos meus...
    Tenha uma semana
    Abençoada!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gisele!
      A separação é sempre o pior, não importa como queremos que tudo continue da mesma forma, as pessoas mudam. Sei que hoje em dia não daria certo ter alguns melhores amigos que já tive, mudei muito assim como eles.
      Eu espero que você esteja certa!

      Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  4. É interessante quando você fala: "Vi cada pessoa que escreve tão bem, que tem gostos tão parecidos com os meus", porque lendo sua descrição eu me identifiquei com vc em várias coisas: a timidez, o gosto por Harry Potter, a vontade de viajar pelo mundo, etc...mas apesar de existir tantas pessoas ao nosso redor com os mesmo gostos e até com a mesma forma de pensar é tão difícil se conectar à elas...
    Obrigada pela visita ao meu blog e volte sempre que quiser, pois eu vou voltar ao seu blog muitas vezes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se identificou, pelo que eu li no seu blog, vc é muito parecida comigo mesmo! Quer dizer que sempre teremos o que conversar ^^
      Mas sério, é engraçado que tem muita gente em volta da gente mas não tem ninguem com quem contar. Ninguem que se interessa pelas mesmas coisas que você, sabe?! Não sei se já aconteceu com você, mas quando eu falo que gosto de Harry Potter (minha paixão mais do que tudo *-*), as pessoas me olham com uma cara como se eu fosse maluca. Até minha familia, quando falo que prefiro ficar em casa, lendo ou assistindo filme ao invés de sair?! Ouço cada coisa absurda! Como se o normal pra alguem da minha idade (22) fosse só sair e encher a cara, pegando todo mundo da festa, como a maioria da familia faz.
      Enfim, fazer o que, né?!

      Obrigada mesmo pela visita! Espero te encontrar mais vezes =)

      Excluir
  5. Menina, vou confessar que li o seu post inteiro e me senti completamente identificada com vc. Gostei muito do comentário que vc deixou no meu blog e vou te seguir pois acredito que realmente vc deve ter muitas coisas boas para contar :)

    Beijos

    Dalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom saber que existem mais pessoas como eu, nesse meu cantinho do mundo é tão solitário que se sentir excluída já faz parte. Espero mesmo te encontrar mais vezes =)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Olá, Little Blue Owl

    Seja bem-vinda e muito obrigada pela sua visita. E também pelo comentário, que me transmitiu muita sinceridade e conexão sua com meu poema.

    Suas palavras me lembraram coisas que minha mãe diz. Ela fala que não tem melhores amigos nem amigos com quem possa contar a qualquer momento. Diz que as amigas que fez há alguns anos foram passageiras.
    Mas eu sempre lembro a ela que ela possui, sim, amigos. Amigos são pessoas que estão lá para te ouvir e serem ouvidas, de quem se pode esperar e retribuir consideração e apoio. Então, digo a minha mãe que ela tem amigos: eu, meu pai, minha irmã, os irmãos dela e alguns parentes nossos.

    Acredito que às vezes, se pararmos para pensar, encontraremos amizade onde não esperamos. Podemos possuir um grande amigo, mas não perceber essa amizade devido aos rótulos. Rótulo de irmão, de prima, de tio. Mas os rótulos não impedem o fato de eles serem o que pessoas estranhas podem ser: amigos.

    Não sei qual é o seu caso, se você já parou para refletir, mas mesmo assim não encontrou amigos, em nenhum sentido.
    Mas entendo como se sente. Eu considero duas garotas minhas melhores amigas, as mais próximas e que estão lá por mim para o que der e vier, uma há 8 anos e outra há 7 anos. E tenho mais outras duas com quem posso contar, embora menos.

    Porém, as pessoas têm a própria vida, tem problemas e compromissos. E às vezes quando mais precisamos, não podem estar disponíveis.
    Há pouco tempo, eu estava bastante triste com um problema pessoal e me senti assim. Eu precisava sair de casa um pouco, sair à noite, dançar, conhecer pessoas (pois eu sou muito "paradona"), sabe? Mas nenhuma podia sair comigo. Então fiquei um pouco chateada, pensando nas coisas que você falou. Que eu queria ter amigos com quem pudesse contar a qualquer momento, pois naquele momento que eu precisei, todos estavam ocupados demais.

    Mas, bem, é isso. Pense um pouco sobre esses amigos camuflados por estarem rotulados. Será que não há algum assim que você ainda não percebeu?
    Mas você ainda é nova (temos a mesma idade) e ainda dá tempo de conhecer pessoas especiais, que vão permanecer na sua vida como amigos. O meu tio, por exemplo, as amizades verdadeiras que ele tem foram feitas na faculdade. E ele entrou na faculdade com uns 25 anos. Ou seja, não esta tarde demais!
    Existem muitas pessoas especiais e com potencial para serem nossas amigas, a complicação é conhecê-las.

    Beijos!
    Boa quarta-feira para você (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isabela!
      Primeiramente muito obrigada pela visita!! E obrigada mesmo pelo seu comentário =)
      É engraçado você falando assim, pois a única pessoa que sei que posso chamar de melhor amiga é minha mãe, minha única familia mesmo. Mas sabe, que não é pra tudo?! Infelizmente. Antes de eu começar a trabalhar aqui onde estou, ela era a única pessoa que eu via, as vezes a única hora que eu abria a boca pra falar com alguém era com ela. Mas sempre coisas banais, sei que posso contar com ela pra tudo, mas sabe aquela amiga que você liga pra falar de nada e de tudo ao mesmo tempo?! Isso que me faz falta. E como ela tem todos os problemas dela, acho injusto incomoda-la com os meus.
      Eu também sou bem paradona, prefiro bem mais ficar em casa, e meu problema foi diferente do teu nesse sentido, enquanto você queria amigos pra sair, eu queria pra ficar em casa assistindo filme, mas não, ninguem podia.

      Enfim, obrigada pela visita! Tenha uma ótima semana!

      Excluir
  7. Estou com a Evy! Também me identifiquei bastante com sua descrição e com seu post.
    Sofro do mesmo mal.
    Também nunca tive essa amizade forte que a gente vê por aí.
    No meu tempo de colégio eu sonhava em encontrar uma amizade assim.
    Hoje, meu melhor amigo é meu namorado.
    Tive a sorte de encontrar no meu amor também meu melhor amigo!
    Mas de fato, não é só na falta de saber o que fazer da vida que somos parecidas!

    Beijos,
    Layla - Next Exit
    ________________________
    Curta Next Exit também no Facebook.

    Beijos, garota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Layla!
      Engraçado que estou encontrando muitas pessoas que falam que também não tiveram ou não tem essa amizade no momento, muitas das pessoas que eu conheço também são como você, tem no namorado o amor e o amigo, o que devo admitir, deve ser mais especial ainda!
      Obrigada pela visita! Espero te encontrar mais vezes por aqui =)

      Excluir
  8. Little...que linda você comentando no Asteroide!!!
    *--*
    Vim aqui cm meu 'sub-planeta' deixar um rastro no seu espaço mega lindo.
    Assim como a coruja,mantenha-se 'acordada',de olhos abertos,perceba os detalhes,as entrelinhas...
    E vai ver as palavras criarem vida própria dentro de você!!!
    beiJuh :*

    ResponderExcluir
  9. Litle Blue, primeiramente, obrigada pela "visita" lá no meu blog. Fiquei contente com seu comentário.

    Nossa, confesso que quando estava lendo seu post fiquei com uma vontade de dar um super abraço em você.

    Eu nunca tinha parado pra pensar que as pessoas estão sempre a procura de um amor, e muitas vezes se esquecem de ir a procura de um grande amigo.
    Sabe, tenho poucos amigos, mas aqueles que tenho são raros. Amigo é sim, um ouvinte nas horas difíceis, é quem segura a mão da gente quando pensamos que não iremos suportar certas dores, mas amigos também têm defeitos e nem sempre estão dispostos a ouvir, porque eles também têm problemas. Sei que é difícil compreender certas coisas vindas de um amigo... Mas o mundo é isso.

    Sabe, antes de mais nada precisamos ser amiga de nós mesmo, porque se não for assim as coisas não fluem, entende?

    Espero que essa dor passe, que você fique bem...

    Lendo seus escritos lembrei do livro O Pequeno Príncipe, quando a sába raposa ensina para o Principezinho o verdeiro sentido de cativar, ter ter amigos.

    Vou ler seu blog aos poucos.

    é tudo muito leve por aqui e isso me agrada.

    Namastê

    Bons ventos, flori

    ResponderExcluir
  10. Own, obrigada Rô!!
    Ultimamente isso tem sido bem mais importante do que outras coisas, pra mim. Ter alguém com quem conversar, poder contar sobre o dia ou as bobagens que acontecem, e devo admitir, esse blog virou minha valvula de escape em relação a isso. Essa última semana foi uma das piores que tive nos últimos tempos, e as respostas e o apoio que recebi por aqui foi e está sendo incrivelmente bom pra mim.

    Espero te ver mais vezes por aqui!

    beijos,
    BlueOwl

    ResponderExcluir
  11. Puxaa, nem sei o que dizer... Por isso, não sei se é bom ou ruim, mas vejo todas essas maravilhas em filmes, amizades sinceras, amores maravilhosos (O galã não precisa ser perfeito) como no "Diário de uma paixão", um amor verdadeiro. Mas na vida real é tudo tão complicado, a ponto de vir aquela frase na cabeça, que é mais ou menos assim "quanto menos gente souber dos seus planos e sonhos, melhor", se é verdade eu não sei, tbm sempre tive muita dificuldade com amizades, a maior parte das vezes era por interesse ou conveniência e sempre saía magoada... no amor, a mesma coisa, mas a vdd é que ambos fazem falta... e 2 em 1 muito mais, isto é, se o amor vier acompanhado da amizade. Em todo caso, creio que Deus sempre está conosco! E não desacredito totalmente das pessoas e há de existir pessoas boas no mundo!! Acredite e estou disposta a ser uma amiga, virtual, mas está valendo :)
    Sempre que puder virei visitá-la! Adorei seu blog, me identifiquei muito com ele!
    Beijos

    http://mari-blg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com isso de 'o quanto menos gente souber dos seus planos e sonhos, melhor', acredito bem nisso, mas seria bom ter uma pessoa que pode contar e sabe que nada de ruim pode acontecer. Que tem gente torcendo por você.
      Eu adoraria! *-* Amiga virtual, de qualquer forma. Qualquer amizade sincera, é importante nos dias de hoje, né?! E tô aqui se precisar também! :)

      Obrigada mesmo pela visita! Espero te ver mais vezes por aqui!

      Beijos,
      BlueOwl

      Excluir

Olá! Seja bem-vindo por aqui.
Obrigada pela mensagem =)